5 dicas que fazem toda a diferença para a garagem de seu condomínio

Os problemas nas garagens dos condomínios geram muitas brigas e discussões. Visitas podem usar vagas do condomínio? Está certo guardar pertences ou acumular entulho em sua garagem?

A Inova destaca agora as dúvidas mais comuns para ajudá-lo a contornar conflitos sobre garagem em seu condomínio.

Utilizar a vaga como depósito não é legal!

As garagens dos condomínios são feitas para guardar exclusivamente veículos. Ainda que a vaga seja sua, o uso da garagem para outros fins como estocagem de objetos pessoais ou entulhos tornam-se abrigo para insetos, ratos e demais animais que podem se proliferar e ainda compromete a estética de uma área comum do condomínio.

Fuja desse inconveniente! O síndico tem obrigação de advertir e, se for o caso, multar o condômino que pratica esse tipo de infração.

Colocar cartazes em áreas comuns alertando os moradores é uma prática muito útil, uma vez que, qualquer problema mais sério resultante do mau uso da garagem por um morador, caso não sejam tomadas as medidas corretas, o condomínio torna-se cúmplice e pode ser até processado por isso.

garagemUma vaga para um veículo

Garagem e veículos

A convenção dos condomínios estabelece que seja guardado apenas um veículo por vaga, ou seja, ou um carro, ou uma moto, ou uma bicicleta, etc.

Em alguns condomínios, abre-se uma exceção e estabelece uma regra para que permita guardar um carro e uma moto na garagem, por exemplo, caso haja espaço e não interfira negativamente no espaço dos demais condôminos, mas muitas vezes isso pode não ser uma boa ideia, uma vez que, dependendo do tamanho e disposição das vagas, pode atrapalhar os vizinhos de manobrar seus carros ou ter acesso às suas vagas.

Cabe a cada condomínio entrar em consenso para chegar a melhor solução.

No caso de bicicletas, construir um bicicletário é uma opção interessante e não muito cara.

vaga_apertadaTenho um carro muito grande. E agora?

Em caso de condomínios com vagas determinadas, ou que, por convenção, estabelece um limite de área de garagem, este é um problema que o morador terá que conviver até que o regulamento do condomínio seja alterado ou as vagas sejam ampliadas (neste caso, apenas se aprovado em assembleia, e sempre devem ser ampliadas para todos os condôminos para que não seja violado o princípio de igualdade no uso da área comum).

Vaga apertada tem solução

Caso as vagas sejam indeterminadas, os condôminos e a administração do condomínio podem discutir formas de ajudar a quem tem carros maiores, priorizando o sorteio de vagas grandes para moradores com carros grandes, por exemplo, em comum acordo com a maioria dos moradores.

Outra solução é contratar uma empresa especializada para propor novos arranjos de garagem, procurando aproveitar melhor os espaços e facilitar as manobras.

Em alguns condomínios, onde as vagas são presas, invés do morador ter que manobrar os veículos dos vizinhos para sair com o seu próprio carro, pode-se contratar manobristas.

Procurar solução para carros grandes pode evitar muitos transtornos ao reduzir a possibilidade de pequenos acidentes, uma vez que estes carros são mais difíceis de manobrar e podem dificultar a manobra dos outros veículos.

Carros fora da garagem

Seja para visitas ou carros dos próprios moradores, estacionar em outras vagas ou em demais áreas comuns é passível de multa, e a administração do condomínio não pode deixar passar.

Além de gerar problemas para a circulação dos veículos dos demais moradores, esta atitude causa muitas brigas e discussões desnecessárias.

Advertências e multas devem ser aplicadas para evitar demais transtornos.

Uma opção para evitar esse tipo de transtorno é criar um espaço para carga e descarga com limite de permanência ou permitir que seja estacionado em espaços ou vagas em que não haja dono por um período limite de 15 minutos, por exemplo.

buzinaBuzinar para abrir portão. Pode isso?

Buzinar é inconveniente e inseguro

Em alguns condomínios, esta prática ainda é comum, mas não é aconselhável por inúmeros fatores:

Moradores do próprio condomínio ou de terrenos vizinhos podem se sentir incomodados;
Não é um método seguro, uma vez que o morador muitas vezes não se identifica à portaria ou pode fazer com que o porteiro tenha que deixar seu posto para identificar o dono do veículo.
Caso seu condomínio ainda não possua controle remoto para os portões, uma alternativa é utilizar os faróis para sinalizar a chegada durante a noite.

Ainda que seja menos incômodo que a buzinada, ainda é uma brecha de segurança que pode ser muito explorada por bandidos.

Se seu condomínio ainda não possui, procure propor em assembleia uma solução de portão automático. É um item de segurança imprescindível, uma vez que prédios sem esta automatização são muito mais vulneráveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *