Quais são as principais características do mobiliário para consultório médico?

A primeira impressão que o paciente tem ao chegar pela primeira vez em uma clínica é de extrema importância para a sua experiência no estabelecimento. Itens como atendimento, relação com a secretária e mobiliário para consultório médico têm grande impacto sobre a sua percepção do local, mesmo antes da consulta em si.

quais-sao-as-principais-caracteristicas-do-mobiliario-para-consultorio-medico

É importante que os profissionais de saúde preocupem-se com questões que vão além daquelas relacionadas à qualidade da assistência em saúde. Algumas dicas de arquitetura podem fazer a diferença para que o consultório se destaque.

Para ajudar, neste texto tratamos das principais características que o mobiliário para consultório médico deve ter. Confira!

Importância da decoração do consultório

Primeiramente, é importante compreender a importância de ter um mobiliário adequado e da decoração como um todo em um consultório médico.

Os pacientes que buscam atendimento nos consultórios médicos estão, na grande maioria, com algum problema de saúde e, portanto, podem estar apreensivos e angustiados. Dessa forma, é essencial que o consultório seja um ambiente agradável, que passe a sensação de tranquilidade, evitando os sentimentos de agitação.

Nesse sentido, o mobiliário desempenha papel de grande importância. Um ambiente bem estruturado, com móveis adequados e harmonizados passa uma impressão positiva, convidativo e aconchegante.

Todos esses benefícios são importantes, também, para os profissionais que trabalham no consultório, de forma que se sintam bem no dia a dia de atendimento.

Principais características do mobiliário

Listamos a seguir as principais questões que devem ser consideradas nos móveis para o consultório médico.

Conforto e ergonomia

O conforto e a ergonomia oferecida pelos móveis são as primeiras questões que devem ser observadas. Afinal, os pacientes devem sentir-se confortáveis enquanto aguardam na sala de espera e durante a consulta, tanto nas cadeiras como nas macas de exame físico. Esses aspectos também são importantes para a cadeira das recepcionistas e a do próprio médico.

Cadeiras ou poltronas mais baixas podem causar dificuldades para pacientes idosos.

Espaço disponível

Outra questão importante diz respeito ao espaço disponível para circulação, tanto na sala de espera como na sala de atendimento. Por isso, analise cuidadosamente os espaços antes de adquirir o mobiliário.

Os móveis para consultório médico devem estar dispostos de forma que os pacientes e a secretária possam circular sem dificuldades. Lembre-se de considerar os pacientes que se locomovem em cadeira de rodas.

Cores

De forma geral, as cores utilizadas dentro do consultório devem passar a sensação de tranquilidade e aconchego. Uma boa dica é investir em móveis mais claros, de tons neutros, com alguns detalhes para criar um clima mais aconchegante. Móveis totalmente brancos podem passar a impressão de esterilidade e frieza dos hospitais, o que não é interessante.

Em consultórios médicos de pediatria, o ambiente pode ser composto por alguns pequenos móveis coloridos, de tamanho menor, para crianças.

Limpeza

Por ser um estabelecimento de saúde, o consultório médico deve ser sempre muito bem higienizado, inclusive os móveis. Dessa forma, um quesito que deve ser levado em consideração ao escolher o mobiliário é a sua facilidade de limpeza.

Dê preferências a materiais que sejam fáceis de limpar. Para as poltronas e sofás, por exemplo, opte por estofados de couro ou capas laváveis em máquina.

Escolher um mobiliário para consultório médico adequado, harmonizado e aconchegante é um dos grandes diferenciais que farão o seu estabelecimento se destacar.

Gostou deste texto? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais para que os seus amigos também fiquem por dentro do assunto!

Fonte: https://medicalbox.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *