Papéis de parede de design em consultórios médicos, hospitais e instalações de tratamento

Que aspeto têm as áreas de recepção, salas de espera e salas de tratamento do consultório do seu médico? Estéreis, brancas, com o papel de parede clássico imitação de madeira ou fibra de vidro? Ou tem a sorte de desfrutar de uma decoração de parede mais interessante que melhora seu tempo de espera? Os papéis de parede de design fazem exatamente isso, e também proporcionam uma primeira impressão favorável e uma atmosfera acolhedora.

Eles podem ser o fator decisivo para determinar se um paciente se sente confortável e bem cuidado. O efeito psicoenergético dos papéis de parede com padrões coloridos ou papéis de parede estruturais de cores simples não deve ser subestimado. As áreas ligeiramente desconcertantes (e às vezes assustadoras), como os consultórios médicos, hospitais e instalações de tratamento, beneficiam dos efeitos calmantes dos papéis de parede de design, pois podem ajudar a criar um ambiente de paz e relaxamento. Decoração de parede de design alegre, revigorante e divertida, pode contrariar sentimentos de indisposição e preocupação. A ênfase médica específica de uma instalação ou instalação terapêutica pode ser refletida na escolha de padrões e cores.

Veja abaixo algumas sugestões para conceitos de design de interior harmoniosos e interessantes usando papéis de parede de design e de padrão, bem como informações sobre caraterísticas funcionais e o que procurar em termos de regulamentos de prevenção de incêndio.

Um pequeno discurso psicanalítico em relação às visitas a médicos e terapeutas e a importância das escolhas de design de interiores adequadas

Para muitos de nós, ir a um médico de clínica geral ou a um terapeuta ou a uma consulta no hospital é um mal necessário, só acontece quando surge a necessidade urgente ou, com doenças crônicas, se torna uma rotina indesejável. Em suma, não é exatamente um passatempo favorito para ninguém, e a maioria das pessoas enfrenta isso com alguma trepidação. Além disso, pode haver inseguranças e preocupações quando se trata de ver um novo médico, ou medos e preocupações latentes em relação aos exames, diagnósticos e procedimentos de tratamento.

Ambientes frios, estéreis, brancos ou muito escuros ou simplesmente monótonos, certamente não ajudam nestas questões. Pelo contrário, ajudam a manifestar sentimentos de desconforto e a vontade de fugir dali. O que não promovem é um sentimento de bem-estar e confiança nos profissionais de saúde. É por isso que muitos médicos e terapeutas escolheram um novo caminho, com os seguintes objetivos: criar um ambiente amigável, aberto e sem tensão ambiental, permitindo que os pacientes ganhem confiança e se sintam à vontade.

Os papéis de parede com padrões são uma ótima ferramenta para conseguir isso, bem como mobília funcional, cativante e confortável. E a reação inteiramente positiva dos pacientes prova a validade deste conceito.

Hospital-wallpaper

Afinal, nós só visitamos médicos e terapeutas para receber sua ajuda. O medo não é nem necessário nem útil, mesmo que seja muito humano. Por isso é bom que, enquanto aguardamos, ou enquanto estamos sendo examinados ou tratados, possamos nos distrair da doença e dor, virando nossos pensamentos para longe, contemplando lindos revestimentos de parede, inspiradores e calmantes, criativos e coloridos.

Estamos conscientes de que estamos num consultório médico ou terapêutico, não precisamos ser confrontados ainda mais com esta realidade. Quanto mais relaxados estivermos, melhor a chance das medidas e tratamentos terapêuticos funcionarem, e é mais provável que sejamos diagnósticos de forma calma e tranquila. Não há motivos para nos preocuparmos com a doença enquanto esperamos, preparando conversas na nossa cabeça, um milhão de perguntas flutuando nos nossos pensamentos e cenários horríveis surgindo na nossa imaginação. Os papéis de parede com padrões podem criar uma situação relaxada e libertar a mente das preocupações.

Padrões, motivos e cores do papel de parede de design na área médica / terapêutica

Os papéis de parede de design podem ser usados em várias áreas dos consultórios. Entre eles estão: área de recepção, sala de espera, áreas de exames usando vários instrumentos e equipamentos, áreas de descanso, salas de enfermaria e claro, o consultório médico. As salas de terapia / tratamento podem se beneficiar muito com um design de papel de parede que espelha esta área relevante da medicina.

Para responder a questão de quais os padrões / motivos e cores mais adequados para uma instalação de tratamento particular, tanto a disciplina médica específica como o grupo específico de pacientes podem ser muito úteis. Qual é a estrutura etária predominante? Os pacientes são mais propensos a ser idosos ou jovens? Há crianças presentes? Várias especialidades médicas também são específicas para homens ou mulheres, por exemplo: ginecologia.

Arzt-Tapete595783a9cf7c0

É claro que nem sempre se pode agradar a todos, e a seriedade associada a um consultório médico ou de tratamento, deve se refletir no ambiente. Uma desordem de padrões ou cores extravagantes não se encaixam no caráter de uma instalação médica. Abaixo estão algumas ideias de padrões listadas de acordo com a especialidade médica ou grupo de pacientes alvo:

Pediatria

As crianças são, obviamente, o centro de cada prática pediátrica. Papéis de parede para crianças com padrões alegres e motivos que atraem meninas e meninos vão fazer as crianças se sentirem relaxadas e distraídas. Estes incluem, por exemplo, padrões com letras e números, o design clássico da nuvem, cenas engraçadas de animais, aventuras espaciais com astronautas e o universo, padrões geométricos de cores vivas, estrelas, flores, etc. Papéis de parede de design com fundo branco e padrões coloridos em tons alegres e relaxantes como laranja, amarelo, verde, azul e turquesa, também são uma boa escolha. Uma parede característica na sala de espera, de tratamentos ou consultório, pode ser suficiente para que as crianças se sintam felizes.

Merida-A_3904615957868316392

GPs, especialistas, fisioterapeutas

Médicos de várias especialidades ou médicos de clínica geral com grupos de pacientes mistos (idade / gênero) têm a opção de escolher um tema específico para conceitos de design de interiores com base em papéis de parede de design e com padrão.

O estilo asiático baseado no ZEN e no feng shui tem um efeito muito calmante e cria uma atmosfera aberta e amigável. As cores principais aqui devem ser amarelas e verde claras, cores naturais e terra, tons de cinza claro e antracite. Quanto aos padrões, eles devem ser predominantemente delicados e florais, por exemplo: gramíneas, plantas, galhos, ramos. O charme natural destes papéis de parede é muitas vezes enfatizado com imagens peculiares de pássaros e borboletas. Em papéis de parede de cor clara de alta qualidade, os padrões podem ser criados simplesmente através de estruturas, efeitos e materiais de superfície incomuns. Os papéis de parede natureza ou têxteis são muitas vezes a solução perfeita para conceitos de design de interiores “próximos da natureza”. Materiais naturais como grama, cortiça e bambu são a marca registrada dos papéis de parede natureza premium e suas cores terrosas fornecem um elemento de harmonia. As estruturas típicas destes materiais criam uma sensação de movimento gentil. Os papéis de parede têxteis dão uma sensação calorosa e acolhedora a um espaço. A suavidade criada por fios e texturas verticais de urdidura, é sublinhada pela estrutura do material. Efeitos especiais, como tratamentos flocados ou amassados, formam padrões táteis fascinantes.

Linhas precisas em padrões geométricos, como listras ou círculos, muitas vezes em cores de contraste intensas e mais escuras, são extremamente adequadas para o design da cirurgia moderna. No entanto, reduzir seu uso para uma parede caraterística pode ser preferível, pois esses modelos têm uma presença muito forte e podem ser opressivos se não forem utilizados com moderação. Por exemplo, nosso papel de parede Merida com seu efeito de padrão tridimensional pode ser descrito como elegante, com estilo e moderno.

foto

Uma mistura padrão de várias formas geométricas em combinação com cores contrastantes é uma boa escolha para salas de tratamento de fisioterapia. Estas são áreas de atividade e dinâmica em que os pacientes passam por exercícios terapêuticos. Papéis de parede padronizados podem ser muito estimulantes neste contexto.

Psicólogos, psiquiatras e instalações de psicoterapia

A psique humana ainda é insondável; no entanto, é necessário tentar entender se as doenças mentais se manifestam. Há dificilmente outro ambiente médico em que as cores e os padrões desempenham um papel similarmente importante como o de psicologia, psiquiatra e terapia. Afinal, os estudos mostram que existe uma conexão direta entre o meio ambiente e o subconsciente. O principal fator é que deve ser leve e amigável. Outras caraterísticas importantes associadas a um ambiente adequado para tratamentos terapêuticos seriam zonas relaxantes, calmantes, confortáveis e divertidas. Os papéis de parede de padrão com uma leveza interessante, longe da tristeza e emoções depressivas, compulsões ou outras questões, podem ser a escolha perfeita para salas de espera. Os temas exóticos azuis e azuis com flores tropicais de cores vivas e os pássaros do paraíso levam a mente a pensamentos de férias, liberdade e alegria.

Os padrões retro com cores quentes e frias também são bem adequados, mas os padrões psicodélicos da Op Art devem ser evitados, pois podem ser desafiantes e até mesmo opressivos para os pacientes. Outra gama que pode ser usada para adicionar um ambiente aberto e livre de espírito são os papéis de parede efeitos especiais que criam fascinantes reflexos de luz e brilho radiante.

Como cuidar de papéis de parede em consultórios e instalações terapêuticas

Nos consultórios os papéis de parede laváveis são frequentemente usados. Mais informações sobre requisitos precisos estarão disponíveis através da sua autoridade sanitária local. Nossa gama inclui padrões e decoração de parede de design com as seguintes características de cuidado: lavável com água, lavável com detergente adequado, lavável com detergente e escova. Dependendo do material de superfície, alguns papéis de parede resistentes à água (não laváveis) podem ser tratados com um revestimento hidrófugo para os selar.

Resistência à luz e Proteção contra incêndio

As salas de espera nos consultórios médicos são muitas vezes inundadas com luz através de grandes janelas. Para garantir que seu lindo e novo papel de parede de design mantém suas cores, recomendamos escolher um modelo com boas, muito boas ou excelentes características de resistência à luz para estas áreas. Informações sobre estes recursos podem ser encontradas nas descrições dos produtos de cada modelo de papel de parede.

Para áreas com acesso público, como consultórios, a classificação de proteção contra incêndio “dificilmente inflamável” é normalmente recomendada (regulamento da UE: DIN EN 13501-1). No entanto, o simples fato de que a classificação de proteção contra incêndio é mencionada na descrição do produto pode não ser suficiente. Também pode ser necessário um certificado do fabricante, dependendo do país em que reside. Por favor, não hesite em entrar em contato com o fabricante do seu papel de parede preferido para descobrir o que precisa saber.

Papéis de parede à base de papel ou TNT?

Devido ao constante movimento das instalações médicas, estas tendem a exigir trabalhos de renovação frequentes. E assim como em acomodações privadas, os papéis de parede devem ser alterados regularmente. As variedades TNT tornam a colocação e remoção de papel de parede uma tarefa fácil. Em vez de ter que aplicar cola em cada tira de papel de parede, o adesivo especial para variedades não tecidas pode ser aplicado diretamente na parede. Quando chegar a hora de o remover, simplesmente tire todo o comprimento do papel de parede em estado seco. Os modelos à base de papel geralmente precisam ser ensopados antes de os retirar.

Fonte: https://www.papeldeparededosanos70.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *