Conheça ‘The Edge’, o prédio de escritórios mais sustentável do mundo

O eleito por uma agência britânica, ele fica na Holanda e é um edifício da empresa Deloitte. Veja os nove pontos que fazem dele um marco arquitetônico

1522-01a-aerial_1

Considerado pela agência britânica Building Research Establishment (BRE) o prédio de escritórios mais sustentável do mundo, o The Edge fica em Amsterdã, na Holanda – tanto que já virou atração turística. Seus 40 mil metros quadrados abrigam um braço da empresa de auditoria Deloitte. 

Além de escritórios, ele tem um atrium com restaurante, café, salas de conferência, dois níveis de garagem no subsolo e bicicletário com 500 vagas. A cosntrução recebeu tambpem o 2015 AIA Continental Europe Awards – Prêmio para Design Sustentável, o reconhecimento de “prédio de escritórios mais sustentável” do Building Research Establishment, BREEAM, finalista do 2015 MIPIM Awards, como prédio mais inovador sustentável e participa do 2016 BREEAM Award.

Pedimos um tour para o escritório inglês PLP Architecture, responsável pelo projeto.

CADA UM NO SEU ANDAR
A tecnologia do prédio permite a leitura facial de quem está no elevador. Para que ainda não se sabe. Uma hipótese é levar cada um automaticamente aonde mais costuma ir.

COPEIRO DIGITAL
Outra inegável facilidade do app para celulares desenvolvido para quem trabalha no edifício é a possibilidade de preparar café por meio dele. Só toma sem açúcar? O dado será armazenado.

SENTINELA NO ALTO
Intrusos são clicados por drones. “As pessoas têm medo desse tipo de vigilância, mas ela é ótima para aumentar a segurança”, diz Ron Bakker, fundador do escritório PLP Architecture

BATERIA HUMANA
A academia do complexo convida os frequentadores a cuidar do corpo. Até aí, nada de novo. Ocorre que o edifício é capaz de armazenar a energia gerada por alguns dos aparelhos.

NÃO HÁ MESA FIXA
Se todo mundo tivesse a própria mesa, seria preciso um prédio maior. Mas muitos vivem na rua, o que permite o rodízio de estações. Há desde áreas privativas até espaços para trabalhar em pé.

ECONOMIA DE ENERGIA
Com cerca de 30 mil sensores que monitoram continuamente a movimentação, a umidade e a iluminação de cada área, um sistema apaga e acende luzes e regula a temperatura do ar.

VAGAS NA PALMA DA MÃO
O aplicativo que todo funcionário precisa baixar no smartphone informa onde há vagas livres no estacionamento e onde cada colega resolveu sentar-se naquele dia.

DADOS À MOSTRA
Painéis digitais dispostos em tudo que é lado expõem dados referentes ao consumo energético do edifício e facilitam, por exemplo, a descoberta de uma lâmpada queimada.
FAXINA GARANTIDA
Aspiradores de pó autônomos e sem fio circulam pelos andares ao final de cada expediente. Ciente das áreas mais frequentadas no dia, dão maior atenção a elas.

1024_n270_medium1

Fonte: http://gq.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *