Arquitetura Hospitalar – Tendências de design

Aspectos necessários para a mudança da relação do paciente com o ambiente hospitalar

Karen Edmundson | Tradução: Aline Cruz

Mobília, design e funcionalidade. (Foto: Divulgação)

Mobília, design e funcionalidade. (Foto: Divulgação)

As instituições de saúde de hoje lutam para criar ambientes mais responsáveis e voltados para necessidades específicas, inovação em mobília e técnicas de design, que podem representar um papel significativo. As unidades médicas estão descobrindo que, ao converter tradição e interiores de suas organizações em espaços funcionais, esteticamente agradáveis e positivos, elas podem aumentar a satisfação do paciente, facilitar a cura, incrementar o conforto do visitante e até mesmo aumentar a produtividade dos colaboradores.

Calor residencial – Para dar apoio à conexão entre o conforto dos pacientes e os avanços terapêuticos, as instalações modernas do sistema de saúde estão dando passos para adicionar o “calor humano das residências” aos espaços. Pegando emprestado a estética “em casa, fora de casa” que serviu bem à indústria hospitalar, essas instituições estão reduzindo estressores do meio ambiente – afastando-se dos designs tradicionais dos hospitais a favor do que for mais familiar para os pacientes.

Para ajudar a atingir este objetivo, mais instituições de saúde estão incorporando coleções de mobiliário em seus leitos, o que inclui guarda-roupas e cômodas – criando coletivamente um visual consistente típico do design de um quarto comum. O resultado deve permitir que os pacientes façam uma associação positiva entre a casa deles e o quarto de hospital. As coleções de mobiliário dos quartos em grande variedade de estilos fornece para diferentes usuários, em diferentes demografias e estéticas de hospitais, enquanto abrangem sutilezas residenciais que facilitam a situação dos pacientes. Este efeito pode ser alcançado com o uso de arte, paletas de cores sofisticadas, texturas, métodos de redução de ruídos e luz natural.

Lounges informais e “móveis de casa” ajudam a tornar o ambiente mais convidativo para os usuários (Foto: Divulgação)

Lounges informais e “móveis de casa” ajudam a tornar o ambiente mais convidativo para os usuários (Foto: Divulgação)

Além disso, lounges informais e/ou cafés ou salas de estar e corredores podem ajudar a tornar toda a instituição mais convidativa, amigável e conveniente para os usuários. Cafés externos e

salas de estar, em particular, fornecem um santuário para que os visitantes chequem seus laptops e celulares, relaxem com uma xícara de café ou um sanduíche e, acima de tudo, se sintam mais em casa.
Esses locais podem ser uma alternativa bem-vinda para as tradicionais salas de espera, que tendem a inibir a interação. Em conjunção com o mobiliário dos pacientes e a influência do design de residências, eles exemplificam um novo e progressivo modelo que está impactando positivamente a experiência do paciente, o conforto do visitante e a produtividade do colaborador.

Proporções perfeitas – Enquanto as instituições de saúde trabalham para aumentar os níveis de cuidado e satisfação dos pacientes, elas também precisam acomodar as necessidades de familiares e dos visitantes, assim como de enfermeiros, médicos e outros profissionais de saúde. Essa pode ser uma tarefa difícil. O espaço é um artigo de luxo, e, enquanto as organizações incorporam estações de enfermagem descentralizadas e tentam adicionar mais depósitos e áreas de suplementos, pode se tornar desafiador utilizar o espaço também para criar conforto e ambientes personalizados para os pacientes.
Existe atualmente no mercado uma variedade de novidades em mobiliário para diversos propósitos, oferecendo às instituições de saúde a opção de escolher entre sofás-camas que incorporam mesas de suporte com dados embutidos e acesso elétrico, além de compartimentos para guardar mantimentos, lençóis e travesseiros.

Mobiliário híbrido ajuda a maximizar o espaço. (Foto: Divulgação)

Mobiliário híbrido ajuda a maximizar o espaço. (Foto: Divulgação)

O uso de produtos híbridos, como cadeiras que também servem como poltronas reclináveis, contribui para maximizar o espaço. Essas ofertas multipropósito e híbridas são um modo efetivo de aumentar a funcionalidade do quarto usando móveis de menor escala – resultando em ambientes mais espaçosos, esteticamente agradáveis e produtivos para pacientes, visitantes e profissionais de saúde.

Fonte: Artigo publicado originalmente na revista Healthcare Design. Todos os direitos reservados.

 

Tendências em design de iluminação

Iluminação LED está superando o desempenho de toda a iluminação tradicional, e será a solução de escolha para instalações de saúde.

Jeff Bisberg

O que antes era especulação agora é realidade, luminárias de LED atingiram níveis de desempenho e preço, que oferecem retornos em apenas dois anos. Para instalações de saúde, esta é uma boa notícia, porque a iluminação LED elimina muitos dos problemas e dores de cabeça associadas com a incandescente tradicional da iluminação fluorescente.

Economia e manutenção

Iluminação LED, oferece um ambiente aconchegante, e convidativo. (Foto: Divulgação)

Iluminação LED, oferece um ambiente aconchegante, e convidativo. (Foto: Divulgação)

É amplamente compreendido que os LEDs são uma alternativa de iluminação eficiente em termos energéticos, a sua vantagem no tempo de vida, é um fator muitas vezes esquecido pela equipe responsável por reduzir custos operacionais. Iluminação LED, oferece um ambiente aconchegante, e convidativo, sem a necessidade de trocar lâmpadas por aproximadamente 10 anos. Quando soluções de iluminação LED são combinadas com controles inteligentes, podem alcançar uma economia em torno de 40 a 60%, comparada a iluminação tradicional fluorescente. Iluminação LED, oferece um ambiente aconchegante, e convidativo, sem a necessidade de trocar lâmpadas por aproximadamente 10 anos.

Qualidade de iluminação

Luzes led não piscam como lâmpadas fluorescentes. Estudos indicam que crianças com síndrome de down aprendem melhor quando o ambiente é iluminado por leds. Existe uma infinidade de informações sobre o efeito negativo da iluminação fluorescente sobre os indivíduos fotossensíveis, incluindo a indução de convulsões.

LEDs oferecem flexibilidade no controle do nível da luz e na temperatura da cor, o que não é disponível na tecnologia fluorescente. É bem conhecido que os seres humanos respondem a temperaturas da cor e da luz de forma diferente dependendo da hora do dia e da atividade.

Conclusão

Iluminação LED está melhorando rapidamente e substituindo a iluminação tradicional nos mais variados seguimentos. Saúde é uma área onde o desempenho da iluminação é vital, e a iluminação LED pode ter um impacto positivo no consumo de energia e nos custos de manutenção.

A rentabilidade do investimento em iluminação LED são muito melhoradas em aplicações que valorizam uma redução na manutenção e que possui custos muito elevados de eletricidade. Nestas situações a iluminação LED pode pagar a si própria em aproximadamente dois anos.

Fonte: Artigo publicado originalmente na revista Healthcare Design. Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *