5 dicas para montar o escritório ideal

escritório-ideal

Sua empresa está crescendo. Você precisa contratar gente e decide montar um escritório para acomodar toda a equipe. Sabe por onde começar?

Antes de iniciar o projeto, é importante mapear a infraestrutura necessária para sua empresa e montar um planejamento, inclusive de custos. É importante contar com uma empresa especializada em projeto de mobiliário corporativo, pois assim, imprevistos serão minimizados.

Com a contratação de uma empresa especializada e com o mapeamento pronto, é hora de planejar. As dicas abaixo ajudarão você a ter uma noção do que é preciso para o desenvolvimento do projeto corporativo, confira:

1. Foco abrangente! Considerar o objetivo do negócio. Qual o segmento do escritório? Quantas pessoas trabalham e quais suas funções? Qual a cultura e a imagem corporativa da empresa?

2. Analisar a planta para desenvolver o melhor layout a fim de aproveitar o espaço. Entender o fluxo de trabalho das equipes. Desenvolver ambientes humanizados, focados em “pessoas”, buscando o equilíbrio de espaços com áreas de Estações de Trabalho, por exemplo, que permitam total compartilhamento de ideias e áreas mais reservadas ou voltadas à concentração.

3. Escolher mobiliário de alta resistência, pois o uso será contínuo e intenso. Mobiliário que atenda as normas regulamentadoras de ergonomia e que seja “desenvolvido para escritório”, com todas as passagens e calhas necessárias para embutir cabeamentos da rede lógica e elétrica.

A planta de posicionamento de mobiliário corporativo deverá ser utilizada pelos fornecedores de elétrica, ar condicionado, entre outros. Assim, tudo ficará no lugar certo depois de montado: fios embutidos, pontos de elétrica nos locais corretos para cada mobiliário, entre outros detalhes técnicos importantes. Além disso, precisa ser um mobiliário que possibilite montagens e desmontagens com facilidade, pois escritórios contemporâneos são dinâmicos e podem mudar o layout da equipe a qualquer momento.

4. Aproveitar a luz natural. O uso de Divisórias de Vidro permite a divisão dos ambientes, redução de ruídos e disseminação da luz. Você pode ter um escritório repleto de salas, mas com bastante claridade. Se for proveniente de iluminação natural, melhor ainda, pois a luz natural tem vários benefícios como a economia de energia, a estimulação de produção de vitamina D no corpo e promove uma conexão maior com o ambiente externo, retirando um pouco a sensação de claustrofobia gerada em alguns escritórios mal planejados.

5. Focar no detalhe! A organização da montagem do mobiliário corporativo, o acompanhamento da planta por parte de todos os fornecedores, os detalhes de decoração, entre outros pontos devem ser muito bem observados por cada profissional envolvido. O ideal é que seja feito um planejamento com cronograma detalhado para cada fase do projeto corporativo, com um check list constante.

Pronto! Essas são algumas das dicas para você que está pensando em montar um escritório. 

Lembre-se: Contratar uma empresa especializada ajudará – e muito – na escolha do melhor projeto. As dicas acima podem ser consideradas como fatores importantes no projeto do escritório, porém, o conceito de escritório ideal é diferente de empresa para empresa. O que é ideal para determinada empresa pode não ser para outra, por isso o projeto deve ser totalmente personalizado e atender as reais necessidades de cada negócio.

Fonte: http://www.rsdesign.com.br/5-dicas-para-montar-o-escritorio-ideal/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *