Tecnologia na construção civil: 5 ferramentas indispensáveis

A tecnologia vem trazendo a cada dia mais facilidade para diversos mercados e é claro que o da construção civil não poderia ficar de fora dessa tendência!

tecnologia-na-construcao-civil-5-ferramentas-indispensaveis

Saiba que hoje é possível aumentar a produtividade no canteiro de obras, além de reduzir custos com a atuação da tecnologia na construção civil.

Isso apenas é viável graças às ferramentas tecnológicas que nasceram com o objetivo de melhorar processos e recursos do setor. Por esse motivo, vamos listar 5 delas para você conhecer e se atualizar. Confira!

1. Impressão 3D

Esse tipo de técnica para imprimir “coisas” está surpreendendo a cada dia vários setores, devido à variedade de finalidades as quais pode ser utilizada.

No caso da construção civil, ela tem um potencial gigantesco, imprimindo peças ocas em 3D, que depois podem ser preenchidas com material de construção. Sendo que é possível fazer as peças ou preenchê-las com material reciclado, tal como o vidro ou outros resíduos.

O grande ganho está na possibilidade da montagem do imóvel com muito mais rapidez e com um custo bem reduzido, visto que o material utilizado é bem mais barato.

Como exemplo, podemos citar a China, que possui em seu repertório esse tipo de feito quando construiu um prédio de 5 andares em um de seus parques industriais.

2. Softwares de gestão de obras

Hoje, é possível fazer uso de softwares de gestão para diversas finalidades em uma construção, uma delas é em relação à redução do desperdício de materiais, pois com esses sistemas é possível controlar o estoque e as sobras de material.

Além disso, é possível também monitorar a obra de forma mais efetiva, ou seja, há maneiras de saber onde cada membro de uma equipe está atuando e se há a possibilidade de remanejamento caso alguma outra precise.

A grande vantagem é que dessa maneira o planejamento da obra pode ser feito de forma mais consciente, pois será fundamentado em dados reais.

3 – Tijolos inteligentes

Uma relevante tecnologia na construção civil são os tijolos inteligentes. Eles funcionam de forma que não precisa-se de cimento para serem montados ou encaixados.

Inspirado pelas peças de Lego, ele possui encaixes que possuem um forte adesivo que gruda a peça em seu lugar. Além disso, dentro das peças há espaço destinado para a isolação térmica, fios elétricos e canos de água.

A grande vantagem desse recurso está na economia de água, além da rapidez na montagem durante a construção.

4. Rastreamento de ferramentas

Muitas vezes o controle de ferramentas pode ser uma dor de cabeça para quem está gerindo uma obra, pois o desvio desses recursos pode custar bem caro ou caso sejam deixadas em locais impróprios podem causar acidentes.

Sendo assim, é viável fazer um controle sobre elas no canteiros de obras por meio de um código de barras. Na prática, cada ferramenta recebe um código, sendo que ela é posicionada no leitor no começo e no fim do expediente.

Dessa maneira, é mantido um inventário eletrônico que estará sempre atualizado e pode ser consultado a qualquer momento.

5. Drones

O uso de drones está cada vez mais comum em diversos mercados e apareceu como uma grande inovação na construção civil. O motivo disso é que com eles é possível monitorar qualquer espaço do canteiro de obra, principalmente os que estão em áreas remotas.

Além disso, é possível também fazer o mapeamento em 3D e avaliações do canteiro em tempo real, reduzindo os riscos e atrasos da obra.

Fonte: http://blog.fcamara.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *